A Creche Amadeu Barros Leal é a materialização de um sonho do fundador César Barros Leal, prestando homenagem a seu pai, falecido em 1978, Amadeu Barros Leal.
O fundador, na condição de professor do ''direito do menor'' da Universidade Federal do Ceará e também da UNIFOR, elegia semestralmente, na companhia de seus alunos, instituições que acolhiam crianças, sempre em festividades juninas ou natalinas.
Durante muitos anos isso se deu de forma sistemática, até que o fundador resolveu dar início a uma instituição que acolhesse filhos de presidiárias, já que o mesmo também era professor de Direito Penal.
No dia 20 de Novembro de 1993 foi inaugurada a Creche Amadeu barros Leal, instituição de natureza filantrópica com prazo de duração indeterminada, focada em atender crianças de 0 a 6 anos. Podemos salientar a dificuldade que foi até a inauguração, passando pela eleição de tesoureiros que recolhiam as mensalidades nas turmas a fim de que fosse depositada a quantia na CEF, com a finalidade de angariar recursos para a construção da creche, passando por festas, bingos e outras formas até a obtenção de um terreno fornecido pelo Bom Pastor, um amplo terreno em regime de comodato, renovado até hoje.
Nos sete primeiros anos de funcionamento da casa, a mesma funcionou como um regime de internato, atendendo filhos de reclusas do IPF assim como filhos de funcionários do centro penintenciário. Anos depois com a transferência do presídio feminino, a creche passou a atender a comunidade, contando com cerca de 100 crianças no momento. Podemos dizer que esta creche é a única com esse perfil no Brasil.
Está localizada na Av Sargento Hermínio, S/N, fone: (85) 3283-4055.
Participaram da visita os servidores: Daniele, Edson, Ranulfo, Socorro, Roberto Basilio,Vander,Ana Ruth e Edna.